segunda-feira, 30 de maio de 2011

Relatório de Maio (respigando)

Conferências, Comunicações, Debates

- História, Filosofia e Prospetiva dos Direitos Sociais - Conferência no curso Direito Constitucional na Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Unidade Consolação, 5 de Maio de 2011.

- O Direito à Saúde em Portugal, aula-conferência de pós-graduação, transmitida por satélite, no Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, 6 de Maio de 2011.

- Presidencialismo e Parlamentarismo, Conferência no curso Direito Constitucional, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Unidade Ipiranga, 7 de Maio de 2011 (sábado).

- A I República Portuguesa e a Constituição de 1911, conferência no "Seminário Internacional de História e Filosofia Constitucionais", na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Unidade Monte Alegre, organizado pelo Curso de Especialização em Direito Constitucional da PUC – SP, Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABDC), Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais da PUC- SP, e Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, 11 de Maio de 2011.

- O Controle da Constitucionalidade em Portugal, Conferência no curso Direito Constitucional na Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Unidade Consolação, 11 de Maio de 2011.

Constitucionalismo e Neoconstitucionalismo, Conferência na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, 12 de Maio de 2011.

- A Universidade como Vocação, conferência de abertura do XI Seminário Internacional "Filosofia e Educação: Interfaces", promovido pelas Faculdades Integradas Campos Salles, o Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente da Universidade de São Paulo (USP), e o Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, em 14 de Maio de 2011 (sábado), nas Faculdades Integradas Campos Salles.

- Ética Republicana: Valores e Virtudes Constitucionais, conferência no âmbito das celebrações de comemoração do "Dia do Defensor Público", no auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, no dia 16 de Maio de 2011 (fim de tarde - noite).

- A Simbólica Jurídica em Teófilo Braga, comunicação no Colóquio "O Pensamento e a Obra de Teófilo Braga", Centro de Estudos do Pensamento Português (Universidade Católica Portuguesa / Porto, no dia 21 de Maio (sábado).

- Participação no Debate sobre "Os Desafios da Democracia", no auditório da Junta de freguesia de Paranhos, em 23 de Maio de 2011, com os deputados Luís Menezes, Michael Steufer e José Soeiro.

Organização de colóquios, seminários e afins

- Co-Organizador do Seminário Internacional de História e Filosofia Constitucionais, na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Unidade Monte Alegre, organizado pelo Curso de Especialização em Direito Constitucional da PUC – SP, Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABDC), Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais da PUC- SP, e Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, 11 de Maio de 2011

- Co-Organizador do XI Seminário Internacional "Filosofia e Educação: Interfaces", promovido pelas Faculdades Integradas Campos Salles, o Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente da Universidade de São Paulo (USP), e o Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, em 14 de Maio de 2011, nas Faculdades Integradas Campos Salles.

- Membro da Comissão Científica do Colóquio "O Pensamento e a Obra de Teófilo Braga", Centro de Estudos do Pensamento Português (de que é investigador há vários anos), Universidade Católica Portuguesa / Porto (dias 19 a 21 de Maio de 2011).

Actividade Editorial durante o período

- Reunião Editoral dos “International Studies on Law and Education”, 5 de Maio de 2011.

- A Assinatura do Contrato da encomenda, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, para a elaboração de um livro sobre A I República e a Constituição de 1911.

- Assinatura do Contrato com as Presses Universitaires de France relativamente à sua colaboração no Dictionnaire de la police et de la justice, para a colecção “Major Service public”.

- Sondagem de novos autores, como director de colecções da Buenos Books International.

-

- C Contactos para uma eventual publicação de uma reunião de artigos publicados em "Ensino Superior".

Estudos publicados neste período

- Unidiversidades em Português, in Notandum Libro n.º 15,

"Humanismo e João Paulo II", São Paulo, Maio de 2011, p. 7-33.

- Síntese para Três Mestres, in “Tribuna”, Porto, n.º 28, Ano 15, Maio de 2011, p. 5.

- Biblioteca Aberta, Jornal Positivo, in “As Artes entre as Letras”, Porto, n.º 50, 11 de Maio de 2011, p. 20.

- Pior não fica, in “Jornal de Notícias”, Porto, 8 de Maio de 2011, p. 23.

- Revisões Constitucionais Inconstitucionais? in “Revista Brasileira de Estudos Constitucionais”, n. 16, Belo Horizonte, Forum, 2011, pp.

- Valores Sociais e República, in “Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo”, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, ano 14, n. 16 (saindo com data e referente a 2010), pp. 167-181.

- Universidade como Vocação, in “Filosofia e Educação – Interfaces”, org. de Jean Lauand / Chie Hirose, São Paulo, Factash Editora, Faculdades Integradas Campos Salles, CEMOROC, EDF – FEUSP, São Paulo, 2011, pp. 23-35.

- O Direito e o Principezinho, in “Videre. Revista da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados”, ,Dourados, ano 2, n.º 3, datada e referente a janeiro / junho de 2010, pp. 9-25.

Alguns Ecos na Comunicação Social

- Roberto C.G. CASTRO - Os Vários Modos de Dizer Democracia, in "Jornal da Universidade de São Paulo", ano XXVI, n.º 925.

Sem comentários:

Enviar um comentário