sexta-feira, 9 de março de 2012

Entre 6 e 7 de Março: livros, palestras, viagens



No dia 6 de Março, depois de reuniões de orientação de mestrado e preparação de doutoramento no Mackenzie, de manhã cedo, e de uma conferência sobre Partidos e Direito eleitoral português, parti para Curitiba, onde fui recebido no Centro de Letras do Paraná e aí o seu presidente, Desembargador Dr. Luís Renato Pedroso, em sessão solene, me entregou o diploma de Sócio correspondente, ao que parece o primeiro não-Brasileiro a ter essa honra, nos 100 anos da Instituição.

Na ocasião, de improviso, fui brindado com este poema pelo Académico Dr. H. Ferreira Portella, que muito me sensibilizou e é uma prova de quão viva está a Amizade Lusíada e Lusófona:



LAÇO DE UNIÃO

Quando Cabral chegou à nossa terra
logrou tecer um laço de amizade
numa firmeza que jamais se encerra
e isto legou para a posteridade.

Essa engrenagem forte não emperra,
cujo processo aponta a eternidade,
pois da união sutil o véu descerra
e une dois povos na fraternidade.

Maravilhosas cores e brasões
A consagrar a graça de além mar,
o mar do amor, o mar dos corações

onde navega a nave singular,
seja nos belos versões de Camões
seja na língua de valor sem par.

Curitiba, 3.ª feira, 6 de março de 2012, 17h 20 mn.
Centro de Letras do Paraná

H. F. Portella

De regresso no dia seguinte a São Paulo, para novos trabalhos, estava já no aeroporto o motorista da Faculdade de Direito Mario Schenberg, para, depois de um trânsito infernal, me levar a dar uma palestra perante um grande público entusiástico, com um auditório cheio, às 20h, sobre Valores e Virtudes do Estado Constitucional Contemporâneo. Houve muitas e interessantes perguntas. Cheguei ao Hotel perto da meia-noite, e pedindo para não me levarem a jantar...

2 comentários: