segunda-feira, 27 de dezembro de 2010


Enviaram-me este excerto, que me pareceu muito apropriado aqui. Infelizmente as avaliações ditas do desempenho e outras não medem honestidade, a sinceridade, a simplicidade, a humildade, a generosidade, a ausência de vaidade, a disponibilidade para ajudar os outros.

E receio bem que afinal acabem por medi-las ao contrário...


“… Ao avaliarmos a nossa evolução enquanto indivíduos tendemos a concentrar-nos em factores externos como a posição social, o poder de influência e a popularidade, a riqueza e o nível de instrução. Estes são, de facto, factores importantes para a avaliação do sucesso individual no que se refere a aspectos materiais e é perfeitamente compreensível que muitas pessoas se empenhem em alcançá-los. Existem no entanto factores internos que podem ser ainda mais decisivos na avaliação de uma pessoa enquanto ser humano: a honestidade, a sinceridade, a simplicidade, a humildade, a generosidade, a ausência de vaidade, a disponibilidade para ajudar os outros - qualidades ao alcance de todas as almas – constituem os alicerces da vida espiritual de cada um de nós. A evolução em matérias desta natureza é impensável sem uma introspecção séria, sem nos conhecermos a nós próprios, sem conhecermos as nossas fraquezas e os nossos erros. No mínimo, se não nos der mais nada, a cela proporciona-nos a oportunidade de analisarmos todos os dias a nossa conduta na sua globalidade, de ultrapassarmos o que de mau houver em nós e desenvolvermos o que possamos ter de bom…”


De: Nelson Mandela (excerto de carta escrita na prisão de Kroonstad a 01.02.1975).

domingo, 19 de dezembro de 2010


Passagens do Relatório da minha ida ao Rio Grande do Sul


Respigando do Relatório


Conferências proferidas, Entrevistas, e afins:

- Cultura Constitucional e Constitucionalismo Global, PUC-RS.

- Direito à heresia ou liberdade religiosa? A propósito de “Caim” de José Saramago, PUC-RS.

- Educação, Democracia e Direitos Humanos, PUC-RS.

- Entrevista à televisão do Instituto Meridional, Passo Fundo.

- Entrevista à Rádio Planalto, Passo Fundo.

- Efectivação dos Direitos Constitucionais como Mecanismo de Desenvolvimento Social - no IMED – Instituto Meridional (no auditório central da Faculdade), Passo Fundo, com o patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, do Sicredi, da rbs TV e da OAB / Rs. Conferência comentada pela Dr.ª Pratícia Alovisi, Advogada, Presidente da OAB/ PF, e tendo mediadora a jornalista Dr.ª Maria Helena Soares, RBS.

Artigos do signatário saídos durante este período:

Do Estado na Sociedade Contemporânea, in Em homenagem ao Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral, org. de Augusto de Ahayde / João Caupers / Maria da Glória F. P. D. Garcia, Coimbra, Almedina, 2010, pp. 389-406.

Mistério do Sal, II Capítulo de Relatos de um Bule de Chá ou Jacarandás no Inferno, in “Ensino Superior”, n.º 38, out.-dez 2010, pp. 24-27.

Direito, Poder e Pro-Vocação Artística, in Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Jorge de Figueiredo Dias, org. de Manuel da Costa Andrade, Maria João Antunes e Susana Aires de Sousa, Coimbra, Boletim da Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra / Coimbra Editora, Stvdia Ivridica, 101, Ad Honorem 5, vol. IV, 2010, pp. 209-239.

Do Estado e suas Razões, in Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Sérvulo Correia, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa / Coimbra Editora, 2010, pp. 75-103.

Exercício de Advocacia, Direito de Defesa em Processo Penal e Crime de Difamação, em colaboração com Mário Ferreira Monte e Maria Clara Calheiros, in “Scientia Iuridica”, tomo LIX, n.º 322, Braga, 2010, pp. 237-259 (nossas: 237-247).

Visões e Revisões Constitucionais, in “Tribuna”, n.º 27, Ano 14, Dezembro de 2010 (saído durante a elaboração do presente relatório).

Mudar de Pele, in “As Artes entre as Letras”, n.º 40, 15 de Dezembro de 2010 (saído durante a elaboração do presente relatório).

Não uma Outra República, a Nossa República, outra, in “Grande Porto”, Ano II, n.º 77, 17 de Dezembro de 2010 (saído durante a elaboração do presente relatório).

Livros do signatário concluídos durante este período, e já publicados:

Para uma Ética Republicana, Lisboa, Coisas de Ler, 2010 (247 pp.).

Filosofia Política. Da Antiguidade ao Século XXI, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010 (501 pp.).


(...) Uma tarefa adicional e não prevista nos esperaria, com repercussão ulterior ao período de ausência do País: a necessidade de trabalho intensivo de leitura e reflexão da obra da autoria do Prof. Doutor Fernando Pereira Marques, Sobre as Causas do Atraso Nacional, Lisboa, Coisas de Ler, 2010 (429 pp. em letra minúscula, embora de leitura do maior interesse para nós). Tendo recebido o livro apenas na véspera da partida, durante este período houve que preparar a sua apresentação, a realizar em conjunto com o Prof. Eduardo Lourenço, e que teria lugar no dia 3 de Dezembro, na Fundação Mário Soares, em Lisboa, sob a presidência do antigo Presidente da República.


foto do jornal Estado de Direito, depois de uma das palestras...pelo fotógrafo Carlos Bailon.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

No Rio Grande do Sul


No périplo pelo Rio Grande do Sul, salientem-se várias conferências na PUC-RS, a convite do Prof. Doutor Ingo Wolfgang Sarlet, e várias actividades em Passo Fundo. Na imagem, um dos eventos em que participámos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PARA UMA ÉTICA REPUBLICANA


Acaba de sair mais um livro: Para uma Ética Republicana, fruto da confluência e do repensar de múltiplos aspectos dos valores e das virtudes da República. Sem entrar na gigantomaquia da guerra república / monarquia, que tantos mal entendidos e tanta falta de conhecimento histórico e filosófico tem revelado (e principalmente falta de bom senso) nos tempos que passam.

Procura esta obra ser o resultado de uma investigação serena (mas não insípida) sobre essas dimensões axiológicas do poder e do poder republicano em especial, que, no limite, têm bastante mais importância que os chapéus dos chefes de Estado. Veja-se o Estado Novo, só formalmente republicano.
Embora uma coroa de louros ou um barrete frígio pesem muito menos que uma coroa de oiro, ou mesmo de latão.

Com a chancela da Coisas de Ler, de Lisboa.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Oração de Sapiência no novo Curso no Politécnico de Beja


Novo curso, cheio de dinamismo e novas tecnologias, coordenado pelo Prof. Manuel David Masseno, convidou-me para a oração de sapiência na sessão de abertura. Falei sobre Direito e Tecnologia. Dia 2 de Novembro de 2010.

na foto, da esquerda para a direita, o Prof. M. D. Masseno, o Prof. Marcos Wachowicz e a Dr.ª Maria Fernanda Santos.

Entretanto, passou-se muita coisa. Desde logo o VI Colóquio Internacional do IJI. Aguardo as fotos...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Novo livro, na Quid Juris: Justiça & Direito. Viagens à Tribo dos Juristas


Deve estar a chegar às livrarias, e aos benévolos e ávidos leitores, mais um livro. Numa clave antropológica...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Respigando do relatório de "férias" e até 10 de Setembro

Das férias até 10 de Setembro:


Conferências e aulas:

Entre Direito e Justiça: Viagens à Tribo dos Juristas, conferência em Aula Magna, na Universidade Mackenzie, São Paulo, com a participação de representantes da Academia Paulista de Letras Jurídicas.

História dos Direitos Fundamentais, Aula na Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Novas Viagens à Tribo dos Juristas, conferência na Universidade Mackenzie, de Campinas.

Internacionalização dos Direitos Humanos, conferência na Aula Magna da Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Cultura Constitucional e Constitucionalismo Global, conferência na Universidade Mackenzie.

Distinções recebidas

Nomeação como Académico Perpétuo na Categoria de Correspondente da Academia Paulista de Letras Jurídicas, 18 de Agosto de 2010.

Solene outorga do título de Professor Honorário da Universidade Mackenzie, 23 de Agosto de 2010.

Livro saído durante este período:

Justiça & Direito: Viagens à Tribo dos Juristas, Lisboa, Quid Juris, 2010.

Artigos saídos durante este período:

Constitutions et savoirs. Pour une épistémologie constitutionnelle, in “Filosofia”, Atenas, Academia de Atenas, n.º 40, 2010, pp. 105-118.

Nota de leitura sobre um livro a propósito do pensamento neo-helénico, in “Filosofia”, Atenas, Academia de Atenas, n.º 40, 2010.

Conversas de Verão, in “Grande Porto”, Ano II, n.º 63, 10 de Setembro de 2010.

Relatos de um Bule de Chá ou Jacarandás no Inferno, I, in “Ensino Superior”, n.º 37m Julho / Agosto / Setembro 2010, pp. 37-40.

Cultura Republicana, in “As Artes entre as Letras”, n. 33, 25 de Agosto de 2010.

Constitucionalidade é regra, in “Grande Porto”, Ano II, n.º 61, 27 de Agosto de 2010.

A Constituição é Soberana, in “Grande Porto”, Ano II, n.º 60, 20 de Agosto de 2010.

As Pátrias dos Doutores. Hierarquias de títulos acadêmicos esclarecem o país e o idioma que as adotam, in “Língua Portuguesa”, Ano 5, n.º 58, São Paulo, Agosto de 2010. pp. 54-56.

Constituição é Estabilidade in “Grande Porto”, Ano II, n.º 59, 13 de Agosto de 2010.

Liberdade e Hermenêutica, in “International Studies on Law and Education”, n.º 6, Julho-Dez. 2010, p. 7 ss.

domingo, 1 de agosto de 2010

Sinopse de Actividades no Semestre Fev.-Julho 2010

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO 2º SEMESTRE DE 2010

Extracto do relatório: (...)


Concepção do “Ciclo de comemoração da República e da Constituição de 1911”, que se espera tenha como abertura o VI Colóquio Internacional do Instituto Jurídico Interdisciplinar e se prolongue até Outubro de 2011, com o projectado VII Colóquio do IJI. Contactos de sondagem de participantes, presidência da Comissão Científica e acompanhamento da Comissão Executiva (ao longo de todo o período).

Refira-se, pela sua importância, a reunião extraordinária do Conselho Científico do instituto Jurídico Interdisciplinar, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, primacialmente de tratamento de questões institucionais e de preparação do VI Colóquio Internacional do IJI, integrado no ciclo de comemoração da República e da Constituição de 1911 (31 de Julho de 2010, Sábado).

Nomeação como membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de DIreito de São Bernardo do Campo, São Paulo (20 de Julho de 2010). E imediato começo da preparação de um artigo para a mesma, com recolha de bibliografia no Brasil.

Participação na reunião do Conselho Editorial de “International Studies on Law and Education”, em 15 de Julho de 2010, de que decorreria a nossa nomeação como Director da publicação, a que se seguiu um trabalho de equipa na reestruturação da revista, e preparação de dois números (entre 15 e 27 de Julho), já prontos.

Participante no programa “Domínio Público” sobre Justiça, no “Porto Canal”, transmitido no dia 4 de Julho de 2010

República, Igualdade, Justiça e Fraternidade: Fundamentos Filosófico-Constitucionais do pensamento da República e dos Republicanos sobre Questões Sócio-Económicas, conferência (seguida de debate) integrada no Colóquio “A República e as questões sócio-económicas”, com a participação do Dr. Octávio Teixeira e com moderação do Dr. Eleutério Alves, em 17 de Junho de 2010, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, a convite da Assembleia Municipal de Bragança.

Participante no programa “Domínio Público” sobre o “10 de Junho”, no “Porto Canal”, transmitido no dia 13 de Junho de 2010.

Democracia e Direitos Humanos, conferência integrada numa Mesa de debates interdisciplinar do respectivo Mestrado em Direito da UNIFIEO, Osasco, São Paulo, presidida pela Prof.ª Doutora Anna Cândida da Cunha Ferraz, que também proferiria uma alocução, e com apresentação e comentários do Prof. Doutor Eduardo Bittar. A 26 de Maio de 2010.

A Excelência pela Justiça. Educar para a Justiça, hojeOrganização e participação, como conferencista, no I Seminário Internacional: Antropologia & Educação - Educação para a excelência, seminário fundacional do Instituto Sagres, São Paulo, 25 de Maio de 2010.

Auctoritatas e Potestas, conferência no Instituto de Direito Constituional e Cidadania, no âmbito da respectiva pós-graduação em Direito Constitucional Contemporâneo, em Londrina, 21 de Maio de 2010. A apresentação esteve a cargo do Dr. João Paulo Wolff.

- Virtudes Republicanas, conferência de encerramento da XLVIII Semana Jurídica (17 a 20 de Maio de 2010), convite do Centro Académico Sete de Março da Universidade Estadual de Londrina.

Lançamento do livro Presidencialismo & Parlamentarismo (com paratextos iniciais do Prof. Doutor Marcelo Figueiredo, Director do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e da Prof.ª Doutora Ministra Elisabeth Teixeira da Rocha, Ministra do Supremo Tribunal Militar do Brasil) editado pela editora Forum. Seguido de sessão de autógrafos (na XLVIII Semana Jurídica, 20 de Maio de 2010).

- Valores Republicanos, conferência de encerramento do IV Congresso Jurídico Integrado de Maringá (17 a 19 de Maio de 2010).

- Participante de um seminário luso-brasileiro sobre “Escravatura”, promovido na Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII, em Lisboa, dia 6 de Maio de 2010.

- Participante no programa “Domínio Público” sobre o “25 de Abril” no “Porto Canal”, transmitido no dia 25 de Abril de 2010

- A Ética Republicana: Uma ética constitucional, Conferência no colóquio internacional “A Actualidade dos Valores Republicanos”, Lisboa, 17 de Abril de 2010.

- Participante no I Curso de Educação em Direitos Humanos, na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que decorreu de 12 a 16 de Abril de 2010. Tendo proferido a conferência Educação Republicana para os Direitos Humanos: sua importância num Estado Democrático de Direito.

- Repensando a Teoria da Justiça em Miguel Reale, conferência no âmbito do Seminário Internacional e Homenagem ao Centenário de Miguel Reale, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e participação no seminário nos dias 7 e 8 de Abril de 2010.

- Convite (aceite, e com trabalho desenvolvido desde então) para Director de colecções em português, castelhano / espanhol, italiano e inglês da editora Buenos Books, nas áreas de Direito, Ciências sociais e Humanidades (7 de Abril de 2010).

- Das Virtudes Cívicas Clássicas às Virtudes Pós-Modernas - dos Tempos e dos Modos, conferência no X Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Ideias, Ideais, História (13 a 15 de março 2010), org. de Jean Lauand, São Paulo, CEMOrOc – EDF – FEUSP, Núcleo de Estudos de Antropologia – UNIFAI, dia 15 de Março de 2010.

- Membro da Comissão Organizadora do X Seminário Internacional “Filosofia e Educação: Ideias, Ideais, História”, pessoalmente e como director do IJI da FDUP, realizado na UNIFAI, de 13 a 15 de Março de 2010.

- Direito Natural, Direito Humanista e Direito Fraterno, conferência proferida no âmbito do III Colóquio Luso-Brasileiro: “Estudos de Direitos Humanos, Antropologia e Filosofia”, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 25 de Fevereiro de 2010, à noite.

- Antropologia, Filosofia e Direito: Do contributo da forma mentis antropológica para os estudos filosóficos e jurídicos, conferência proferida no âmbito do III Colóquio Luso-Brasileiro: “Estudos de Direitos Humanos, Antropologia e Filosofia”, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 25 de Fevereiro de 2010, de manhã.

Publicações durante o período

Durante o segundo semestre em apreço, prosseguiu-se o trabalho de pesquisa e de publicação, de que são ecos os trabalhos infra referidos. Notar-se-á, em muitos casos, a relação temática das publicações com os assuntos das aulas e conferências para que fomos convidado.

LIVROS EDITADOS

- Presidencialismo e Parlamentarismo, Belo Horizonte, Forum, 2010.

- Traité de Droit Constitutionnel. Constitution universelle et mondialisation des valeurs fondamentales, Paris, Buenos Books International, 2010 (também com edição em e book).

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Liberdade e Hermenêutica, in “International Studies on Law and Education”, n.º 6, Julho-Dez. 2010, p. 7 ss.

“Pensada Lei, pensada Malícia”, in “International Studies on Law and Education”, n.º 5, Jan.- Junho 2010, p. 20 ss.

Repensando a Teoria da Justiça em Miguel Reale. Tridimensionalidade, Unidade e Pluralismo, conferência e debate no Seminário Internacional Homenagem ao Centenário de Miguel Reale, Universidade de São Paulo, Apoio FAPESP /USP, Publicação filmada, em CD Rom, 2010.

Futebol como Metáfora, in “Grande Porto”, Ano II, n.º 57, 30 de Julho de 2010.

Higiene da Língua, in “Grande Porto”, Ano II, n.º 55, 16 de Julho de 2010.

Mitologia e Ideologia do Negativismo, in « As Artes entre as Letras », n.º 31, Porto, Julho de 2010.

Virtude da Constituição e Virtudes Republicanas, in Relações Internacionais e Direito. Estudos Multitemáticos, org. de Helder Baruffi et al., Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados, 2010, pp. 145-167.

Os Fundamentos do Direito e o Processo de Bolonha, in « Ensino Superior », n.º 36 Abril/Junho, 2010, pp. 18-21.

Semiótica dos Títulos, in « Ensino Superior », n.º 36 Abril/Junho, 2010, p. 4.

Facebook, in « As Artes entre as Letras », n.º 29, Porto, Junho de 2010.

A Excelência pela Justiça. Educar para a Justiça, Hoje. Justiça, Educação e Excelência, in « Notandum Libro », n.º 14, CEMOROC / instituto Sagres, São Paulo, 2010, pp. 17-23.

« Fazer a Diferença », in « As Artes entre as Letras », n.º 26, Porto, Maio de 2010.

Ética e Política. Uma breve reflexão, in « Tribuna », n.º 26, Porto, Maio de 2010.

Socialismo, Direito e Estado. Retomando Polémicas, in “Finisterra, Revista de Reflexão e Crítica”, n.º 61-64, Lisboa, 2010, pp. 79-104.

Pensada Lei, Pensada Malícia. A Propósito das avaliações “de desempenho” aos Docentes do Ensino Superior, in “Ensino Superior”, n.º 35, Jan./Fev./Març., Lisboa, 2010, pp. 28-33,

Por uma Avaliação Objectiva. Contribução para a discussão pública dos critérios e ponderações para avaliação do “desempenho” dos docentes do Ensino Superior, in “Ensino Superior”, n.º 35, Jan./Fev./Març., Lisboa, 2010, pp. 19-22.

Da Conversa, in “As Artes entre as Letras”, n.º 22, Porto, Março de 2010.

(In) Constitucionalidade e Justiça Constitucional. Dos Conceitos e Sistemas Gerais à sua Evolução em Portugal, in Justiça Constitucional. Pressupostos teóricos e análises concretas, coord. de André Ramos Tavares, Belo Horizonte, Forum, 2007 (recebido em Março de 2010), pp. 421-445.

Das Virtudes Cívicas Clássicas às Virtudes Pós-Modernas - dos Tempos e dos Modos, in Anais do X Seminário Internacional: Filosofia e Educação - Ideias, Ideais, História (13 a 15 de março 2010), org. de Jean Lauand, São Paulo, CEMOrOc – EDF – FEUSP, Núcleo de Estudos de Antropologia – UNIFAI; Factash editora, São Paulo, 2010, pp. 21-32.

Prefácio aos Prefácios, in “As Artes entre as Letras”, n.º 20, Porto, Fevereiro 2010.

Também publicado em Maio, in « Correio da Educação », http://correiodaeducacao.asa.pt/76318.html .

Homem e Pessoa: Conotações e Denotações no Dealbar de um Novo Direito Pessoal e Social, in Dignidade da Pessoa Humana: Fundamentos e Critérios Interpretativos, org. de Plínio Melgaré e Agassis de Almeida Filho, São Paulo, Malheiros, 2010.

Poder & Apostasia. Liberdade de Crer e Direito a Mudar, in “Caminhos da Cultura em Portugal”, homenagem ao Prof. Doutor Norberto Cunha, org. de Fernando Augusto Machado / Manuel Rosa Gonçalves Gama / José Marques Fernandes, Braga, 2010, pp. 345-361.

Filosofia Antropológica?, in “As Artes entre as Letras”, n.º 18, Porto, Janeiro 2010 (fora do período em apreço, mas contribuindo para sua preparação).

O Direito Constitucional como Filosofia Prática no Direito e no Estado Contemporâneos, in Estudos Contemporâneos de Direito Público, org. de Carlos Eduardo Contar, Daniel Castro Gomes da Costa e André Puccinelli Júnior, Prefácio de Michel Temer, Pillares, 2010, pp. 139-151.